segunda-feira, 18 de junho de 2012

José Bento Monteiro Lobato

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

               Eu sou a Emilia e eu sou o Visconde de Sabugosa juntos iremos contar pra vocês crianças quem foi ilustre Monteiro Lobato.
               Monteiro Lobato era uma criança que adorava ler. Como eu é claro. Diz Visconde. Ele nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté, interior de São Paulo e morou com seu avô, o Visconde de Tremembé.
             Emilia: Na biblioteca da casa, ele lia de tudo, revistas, livros de literatura mundial. Aos nove anos, resolveu mudar seu nome, de José Renato Monteiro Lobato para José Bento Monteiro Lobato só para usar a bengala de seu pai, porque nela havia as iniciais JBLM gravadas.
          Visconde: Foi da infância em Taubaté que Lobato buscou inspiração para seus livros e da crendice do povo do interior que surgiram personagens como o Saci, Narizinho, tia Nastácia e tantos outros.
               Como dizia Monteiro Lobato: Um país se faz com homens e livros.
               Emilia: Crianças leiam muito, pois as boas ideias sempre saem da leitura dos livros, como dizia o meu grandeeeee amigo Monteiro Lobato.

Contei essa história (com fantoches e a boneca Emília falante) para as turmas do 1º ano: Professoras Diva, Gleudina e Zilda.
 
Córrego do Ouro 23/05/2012 e 18/06/2012



Contar história tem sido algo surpreendente  em minha vida.

Momento da história

Tia Maúricia com as crianças do 1ºano"A"

Nenhum comentário:

Postar um comentário