Relatório da aula ministrada:
"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o
para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO”.
Esta publicidade que vemos no documentário está
acabando com tudo aquilo em que a criança realmente tem e precisa viver, as
brincadeiras, coisas de fato de criança. Os valores estão sendo retorcidos e
tirando a inocência da criança. Em certo momento do documentário há um relato
de uma mãe que diz: “Meu filho fala o que ele quer comer e eu compro comidas
para o que ele quer comer e eu compro coisas pra o que ele que e me pede”. Como
mãe eu acho a publicidade sendo direta pra eles covardia pode se dizer?!
Por saber do consumismo exagerado das crianças
consequentemente grande parte se torna adultos compulsivos, assim decide
trabalhar com as crianças esse documentário que achei riquíssimo para
conscientizá-las.
Primeiro momento deixei as crianças manusearem
diferentes materias como: revistas, jornais e figuras da internet. Solicitei
que cada aluno pega-se uma revista e escolher uma propaganda que será lida e
analisada pelo grupo. Com a propaganda escolhida, solicitei que o grupo
responde-se os questionamentos. (tarefa escaneada em anexo).
Em seguida fizemos à socialização das respostas e
chamei a atenção dos alunos para: a função da propaganda (convencer o consumidor);
para as informações explícitas e implícitas do texto, a linguagem usada, para
quem e por que foi destinada a propaganda.
Coloquei as fichas com as palavras BRINCAR e COMPRAR
e convidei as crianças para escolherem o que mais desejassem. Apenas três das quinze
crianças escolheram brincar, as demais opinaram por comprar.
No segundo momento assistimos o documentário Criança, A Alma do Negócio de Estela Renner e Marcos Nisti no data-show e em seguida analisamos os dados contidos no documentário e a partir
desses dados solicitei que cada grupo criasse
a sua propaganda com o produto chocolate Bis (usar de criatividade).
Estruturar e digitar suas produções posteriormente no
LIE e compartilhar com os colegas a atividade realizada.
As crianças se envolveram bastante durante a aula, e
se identificaram em alguns momentos apresentados no documentário, relatando que
também conseguiram conhecer mais as marcas de salgadinhos, aparelhos e
operadoras de celular do que os nomes das frutas e verduras. Podemos constatar
que grande parte de nossos alunos já possuem o computador em rede, celular, TV
no quarto e outros objetos tecnológicos que para nós professores só passamos a
utilizá-los há pouco tempo.
Elas relataram que daqui pra frente vão pedir menos
objetos para seus pais e mais livros, pois querem ser pessoas inteligentes e
sabem que só através da leitura que conseguiram ter um futuro melhor.
Certos de que no mundo não existem fórmulas prontas,
onde temos de aprender a proteger nossa emoção, caso contrário podemos ser escravos
vivendo em sociedades livres.
Assim sendo, é importante que as crianças descubram
que o dinheiro compra roupas, mas não o amor; compra o título do clube, mas não
a alegria; compra o bilhete da festa, mas não o prazer; compra barcos, mas não
ensina a navegar nas águas da emoção.
Ser professora na diferença não é fácil, mas é um
desafio que eu tenho acatado com resignação.
Pedagogas: Elizangela Delfino Mendonça Martins
Geralda Pereira
Instituição: Escola Municipal Ana Morato
3º Ano “B” – 15 alunos
Córrego do Ouro 31/05/2012
Córrego do Ouro 31/05/2012
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