“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
Ler transforma os sonhos em realidade
Quem não se lembra de em pequenino gostar que lhe lessem histórias horas sem fim sem nunca dar sinal de cansaço ou de aborrecimento… transportavam-nos a um imaginário sem fim, onde tudo acabava bem.
Quase sempre recordamos um avô, uma avó ou alguém familiar que nos contava mil e uma aventuras antes de irmos dormir, de preferência à frente duma fogueira acolhedora e quentinha. Estes eram os serões de antigamente de quem vivia no campo. Mas também na cidade se vivia o espírito de contar histórias antes de ir dormir, talvez aconchegado no quentinho dos lençóis às crianças sonhavam com as suas histórias preferidas.
Nos nossos dias o não ter tempo para nada, apoderou-se da hora de contar histórias e essa prática foi perdendo-se por entre caminhos pouco claros. Hoje em dia poucas crianças têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos.
Esquecemos muitas vezes que através das histórias a criança forma o gosto pela leitura, enriquece o seu vocabulário, amplia o mundo de ideias e conhecimentos desenvolvendo a linguagem e o pensamento.
As histórias estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e isso significa educar o espírito, ajudam por vezes a resolver conflitos emocionais e tão importantes, estimulam o imaginário da criança.
Como recurso pedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade, por isso, vamos começar a ler mais histórias às nossas crianças.
Em primeiro lugar, a história é, para a criança, um instrumento ideal para manter o adulto perto dela. A mãe está sempre ocupadíssima, o pai aparece e desaparece segundo um ritmo misterioso, fonte de repetidas inquietações. Raramente o adulto tem tempo para brincar com a criança como ela gostaria, ou seja, com dedicação e participação completas, sem se distrair. Mas no momento da história é diferente enquanto ela durar, a mãe está ali, toda para a criança, presença duradoura e consoladora, que fornece proteção e segurança.
Um dos principais objetivos que vejo em contar história é que podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário. Tudo está em ter a chance de conhecer a grande magia que o livro proporciona.
Córrego do Ouro – Goiás 25/05/ 2012
Escola Municipal Ana Morato
Pedagoga responsável: Elizangela Delfino Mendonça Martins
Diretora: Romilda Luiz Barbosa Azevedo
Coordenadora: Maria Celma da Silva Oliveira
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