segunda-feira, 18 de junho de 2012

Portal do Professor - Reflexão da aula Analisada


Brincando e Aprendendo com Pinóquio no Mundo da Fantasia


“Conte-me e eu esquecerei;
ensina-me e eu me lembrarei;
envolva-me e eu aprenderei.”
                                               Benjamim Franklin


Sonhos costumam ser feitos em padarias os recheados com creme e nas boas escolas, os maiores projetos capazes de nos fazer manejar os instrumentos do saber e conquistar a cidadania.
Com a Turminha do AMOR, Infantil V “B” em 2011 trabalhei com sugestões de aulas do Portal do Professor com temas variados enfocando a principal lição é a importância de formar cidadãos, pois estamos vivendo uma sociedade de conflitos, consumista, com vários tipos de violência, tudo isso é sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referenciais de cidadania e de respeito pelo próximo.
Nossas crianças estudam inglês, matemática, português, computação, mas não estudam amor ao próximo, solidariedade, respeito à diversidade, cooperação, ética e lealdade.
Desenvolvo um trabalho diferenciado, uma metodologia de que tão importante a aprender os conteúdos é aprender a viver com os princípios básicos para ser um cidadão consciente e feliz, porque o que me importa é fazer a diferença na vida de alguém.
O sabor do saber está em meu ser, pois a vontade de comer com a de Inovar é imenso em meu dia a dia, e os resultados tem sido maravilhosos é a prova de que, apesar de não rimarem, saber e sabor têm tudo a ver.
A soma entre valores, conteúdos e tecnologia nascem oportunidades de ensino-aprendizagem, essa união caracteriza as sugestões das aulas que já pesquisei no portal do professor para auxiliar minhas aulas, que utilizo desde as primeiras orientações do curso do Eproinfo.
O que mais considero importante nas atividades apresentadas é que sempre incluem desafios que questionem e ampliem o conhecimento das crianças, por exemplo, na aula: Brincando e Aprendendo com Pinóquio no Mundo da Fantasia. A aula tem por objetivo: Tomar gosto pela leitura; reprodução oral e escrita através do Clássico Pinóquio; compreensão global do texto, através da análise do tema; ampliar vocabulário; desenvolver criatividade e coordenação motora; identificar figuras geométricas, explorando e reconhecendo em outros desenhos; usar o Paint para desenhar o Pinóquio; trabalhar Espaço e Forma; resgatar os valores essenciais para o convívio familiar e social; identificar e reconhecer a importância dos valores na educação recebida pelos familiares, bem como a sua aplicação nos diversos segmentos sociais.
A aula foi trabalhada de forma clara, criativa, bem objetiva e dinâmica onde o conteúdo foi muito bem explorado e assimilado pelas crianças. A professora Marina sugere várias atividades práticas que contribuíram para o sucesso da aula.
Assim sendo a principal finalidade da aula é fazer com que os alunos reflitam, tenham consciência e a assimilação de valores com referenciais de caráter e a prática de bons hábitos.
Ao buscar a vitória dos nossos pequenos, seremos nós também vitoriosos. Está sendo maravilhoso utilizar as sugestões de aulas do Portal do Professor em minha sala de aula, estou ensinando e aprendendo e o mais importante às crianças estão realmente aprendendo e com prazer.
Obrigada Tanisleila por tudo que Deus te abençoe sobremaneira.
Pedagoga: Elizangela Delfino Mendonça Martins


                             elizangelaneoqeav2011@hotmail.com 

Brincando e Aprendendo com o Pinóquio
Construindo o boneco

Nenhum comentário:

Postar um comentário