domingo, 17 de julho de 2016

DOZE CASAMENTOS NOTÁVEIS DA BÍBLIA- 2

2-    ISAAC E REBECA

 “E chamaram Rebeca e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei” (Gn 24:58).

 A história de Isaac e Rebeca é uma história de amor fascinante e encantadora. Isaac deixou que Deus lhe escolhesse a esposa, e Deus escolheu Rebeca.
O pai de Isaac, Abraão, enviou uma caravana à Mesopotâmia, a uns oitocentos quilômetros de distância, para buscar entre o seu próprio povo esposa para Isaac. Isaac era tão temente a Deus que, quando a caravana chegou com Rebeca, ele estava orando no campo.
Como o filho da promessa da aliança, antes mesmo de nascer, recebeu o seu nome pelo próprio Deus. A sua submissão chegava próximo da morte. Era extremamente devoto, pacífico, fiel e espiritual, mas às vezes também era dado à falsidade, como quando disse que Rebeca era sua irmã, e à rebeldia, como na questão de Esaú e a benção. Nesses dias em que  imperava a poligamia, Isaac permaneceu fiel unicamente à sua Rebeca.
 Deus escolheu Rebeca para ser a esposa de Isaac. Quando lhe perguntaram se iria nesta viagem de oitocentos quilômetros para uma terra distante a fim de casar-se com um homem que nunca tinha visto, ela respondeu: ”Irei”. Rebeca era bonita e virgem. Mulher aplicada e de fé. Ela esperou vinte anos para ser mãe; Isaac orou e Deus respondeu dando-lhe os gêmeos Esaú e Jacó. Depois do nascimento dos gêmeos, Rebeca, ao que parece, muda para pior. Ela favoreceu um filho acima do outro, como fez Isaac. Também foi falsa e enganou Isaac.
Há lições a aprendermos com esta linda história de amor. Aprendemos a importância de um companheiro por toda vida. Aprendemos com a atitude de Rebeca: “Irei”, em resposta ao chamado de Deus. Aprendemos a não favorecer um filho acima do outro. E aprendemos a não enganar o nosso cônjuge.


Amar o cônjuge como a si mesmo

"Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. “Efésios 5:28.

             “O Melhor Ensino é o bom Exemplo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário