quinta-feira, 26 de março de 2015

Planejamento Organizacional

     A arte de planejar e se organizar são algo natural do ser humano. A nossa sociedade é regrada como um todo e procura ser organizada, por mais que possamos questionar a sua organização. O planejamento organizacional busca encontrar métodos de estabelecer a ordem dentro de uma companhia.

   O planejamento organizacional é um setor do planejamento estratégico empresarial. Quando uma empresa é dirigida de maneira caótica, é muito fácil perder o foco e não ter mais objetivos definidos. Desta maneira, as pessoas que formam esta companhia já não têm mais algo concreto para buscar no seu dia a dia profissional. Quando isso acontece, a empresa perde em produtividade e não consegue alcançar os seus objetivos.

      Muitas vezes o planejamento organizacional é conduzido por especialistas com técnicas complexas, que têm um fundo científico e bastante técnico. Estas técnicas nos trazem diversas ferramentas de análise que se mostram detalhadas, mas complicadas. Este tipo de situação, em alguns casos, somente atrapalha, pois não trás nada concreto para o planejamento organizacional da empresa.

    O objetivo de planejar a organização de uma empresa é buscar a eficiência, evitar o desperdício de tempo, recursos humanos, entre outras coisas. Por isso é importante que o planejamento organizacional seja algo simples, que todos dentro da empresa entendam e possam seguir, e não um método criado por um cientista de foguete.

     É importante termos uma organização e uma eficiência de processos dentro da companhia. Por mais que isso possa ser trabalhoso, trará benefícios para a empresa. Com um bom planejamento organizacional teremos uma empresa mais eficiente, com menos desperdício de recursos, e uma maior competitividade de mercado.


Fonte: http://adm.esobre.com/planejamento-organizacional <acesso em 25 de março 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário