quinta-feira, 12 de março de 2015

Como identificar suas Competências Pessoais


As competências pessoais dizem respeito aos traços da nossa personalidade resultantes do processo de desenvolvimento desde a infância. Estas aptidões centram-se na capacidade que possuímos ao nível da nossa autoconsciência (ex.: Auto-estima, e autoconsciência emocional); autogestão (ex.: capacidade de adaptação, iniciativa, otimismo); consciência social (ex.: empatia, assertividade); gestão das relações (ex.: espírito de equipe, liderança, influência).
As competências profissionais não são mais que a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, demonstradas através do nosso desempenho em situações profissionais, que deverão obviamente ir ao encontro da estratégia da organização.
Neste sentido, torna-se necessário fazer uma avaliação com o intuito de nos conhecermos melhor. Esta avaliação permite conhecer a nossa personalidade e aptidões, conhecimentos profissionais e os interesses e motivações, no que diz respeito às atividades, empresas e setores de atividade que nos interessam para trabalhar.

Passemos então à identificação das nossas competências pessoais.

Em primeiro lugar, é necessário fazer uma reflexão sobre as nossas qualidades pessoais e defeitos, pontos fortes e pontos menos fortes, numa perspectiva de competências que sejam ajustáveis às exigências do empregador no(s) ramo(s) que pretendemos trabalhar.
Convém que tenhamos em conta as nossas experiências e competências adquiridas no âmbito profissional, tempos livres, no seio familiar e social e que de certa forma podem ser elementos positivos e relevantes para serem aplicadas no âmbito profissional.
Será de grande ajuda pedir a pessoas que nos conheçam bem, quer a nível profissional quer no seio familiar, que descrevam as nossas características profissionais e de personalidade quer estas sejam positivas ou negativas. Com certeza iremos ter algumas surpresas em relação ao que será dito sobre nós. Esta análise será porventura proveitosa por duas razões: tomamos consciência de algumas virtudes desconhecidas e descobriremos alguns aspectos negativos sobre nós. Isto é importante porque dá-nos uma nova consciência sobre a nossa pessoa, e assim temos a oportunidade de trabalhar sobre esses aspectos.

Este teste será uma grande ajuda para o autoconhecimento (Adaptado de Cardoso, Adelino (2000). À conquista do emprego. Lidel-Edições técnicas). O seu preenchimento é muito simples e para tal basta fazer um círculo na opção que nos pareça mais adequada tendo por base as nossas experiências passadas e que se adéquam melhor à nossa personalidade.

        Poderá ordená-las num esquema idêntico a este: Apos o preenchimento deste teste, teremos com certeza uma visão mais clara sobre as nossas competências. Será interessante escolher as características mais fortes e as menos fortes. Sugiro que escolha no máximo 8 características fortes e 4 características menos fortes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário