“O jogo está na gênese do pensamento, da descoberta de si
mesmo, da possibilidade de experimentar, de criar e de transformar o mundo”. (Santa Marli Pires dos Santos).
Bingo realizado sexta-feira (12-12-2014)
“Os
nossos maiores protetores são os nossos méritos” Luc
de Clapiers Vauvenargues
A
atividade lúdica envolve três funções:
v
Socializadora (através do jogo a criança desenvolve
hábitos de convivência)
v
Psicológica
(pelo jogo a criança
aprende a controlar seus impulsos)
v
Pedagógica (jogo trabalha a
interdisciplinaridade, a heterogeneidade, e trabalha o erro de forma positiva,
tornando a criança agente ativo no seu processo de desenvolvimento).
Não é o só o objeto do
conhecimento e do saber que está sendo construído no jogo, a função educativa
do jogo oportuniza a aprendizagem do individuo e também sua compreensão de
mundo.
Segundo
Vygotsky, eexistem no uso dos jogos dois aspectos primordiais, um referente à
afetividade expressa durante a ação e outro referente aos aspectos cognitivos,
no qual o jogo proporciona avanços nos processos de aprendizagem e
desenvolvimento.
Os jogos lúdicos oferecem condições do educando vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam à criança uma vivência
no tocante às experiências com a lógica e o raciocínio
e permitindo atividades físicas e mentais que favorecem a sociabilidade e estimulando as reações afetivas, cognitivas, sociais,
morais, culturais e lingüísticas.
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