domingo, 30 de março de 2014

CRIANÇA ESTIMULADA É CRIANÇA CRIATIVA



CRIANÇAS ESTIMULADAS A SONHAR SE TORNAM EMPREENDEDORES DE SUCESSO

Todos nascem com potencial empreendedor. Acontece que a nossa sociedade está construída para inibir este potencial. “Somos ensinados a nos violentar para caber em gavetinhas prontas e não a criar as nossas próprias gavetas”, ressalta Fernando Dolabela (consultor em empreendedorismo). Segundo ele, se as crianças são despertadas desde pequenas é possível estimular o espírito empreendedor a partir dos quatro anos de idade a serem criativas, a inventarem os seus brinquedos, a questionarem o que vem pronto, a se tornarem o que ele chama de “rebeldes propositivos” é muito maior a chance de termos no futuro adultos muito mais criativos e satisfeitos com suas escolhas profissionais. “Estimule a transgressão.
O inconformismo é à base da criatividade. Só é criativo quem está emocionalmente vinculado ao que está buscando. Não se é criativo no momento em que se deseja. Não se trabalha a criatividade “burocraticamente”, orienta o consultor.
E para estimular o empreendedorismo é preciso fazer as perguntas certas. “Ao invés de perguntar para a criança ‘o que você vai ser quando crescer’, pergunte ‘qual o seu sonho? ’ e ‘o que você vai fazer para realizá-lo’. Com a primeira pergunta, estamos estimulando a criança a ter uma concepção do futuro e a ser protagonista da própria vida. Com a segunda, mostramos que é ela quem deve construir as bases, os caminhos para realizar o seu sonho. Afinal, seu caminho é conseqüência daquilo que você é”, ressalta Dolabela.
A metodologia idealizada pelo especialista baseia-se em quatro elementos de suporte para desenvolver a capacidade empreendedora: o primeiro é conhecer o ambiente do seu sonho”, ou seja, conhecer profundamente o setor onde se quer atuar. O segundo é desenvolver a capacidade de criar redes de relações que te ajudem a realizar o seu sonho. O terceiro é ter a capacidade de desenvolver a liderança, sendo capaz de conquistar aliados que te ajudem a realizar o seu sonho. O quarto é se conhecer profundamente, para saber o que quer o que sabe e, principalmente, o que não sabe, para assim poder atrair pessoas e desenvolver habilidades complementares.


CURSO: Pró-Letramento – Formação de Professores em Matemática

TUTOR (A): Renata Silva
MUNICÍPIO: Córrego do Ouro - GO
REDE: Municipal
FASCÍCULO 3: Espaço e Forma
CURSISTA: Elizangela Delfino Mendonça Martins
TI – 7 Confeccionar um boneco com formas geométricas.
DATAS: 18/05/2011; 19/05/2011; 24/05/2011; 25/05/2011; 26/05/2011; 27/05/2011; 30/05/2011 e 31/05/2011
Escola Municipal Casa da Criança Alegre                SÉRIE: Infantil V “B” AMOR
  
Número de alunos: 12 crianças 



terça-feira, 11 de março de 2014

História do lápis de Paulo Coelho

             O lápis foi presente de uma grande AMIGA a comadre Fátima "Cigana" e quem segura o lápis é o seu afilhado Moisés(07 anos) suas marcas de Amor estarão gravadas para sempre em nossos corações e N.E.O.Q.E.A.V.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Educação Física e Etnia: Peteca

Prática 1: Peteca cooperativa

Os alunos deverão estar organizados em forma de roda(máximo com 08 alunos por roda). Um aluno iniciará o jogo golpeando a peteca pela sua base. As regras serão as seguintes:

1- Após o primeiro golpe o grupo não pode mais deixar a peteca cair.
2- Apenas uma aluno por vez poderá golpear a peteca.
3- Cada jogador poderá tocar na peteca com apenas uma das mãos.


Prática 2: Peteca competitiva


O professor poderá criar desafios para a turma conseguir vencer:

1º Desafio: por número de toques. O professor deve estabelecer um número mínimo de toques alternados para que o grupo consiga vencer. Ex.: O grupo deverá chegar ao total de 10 toques sem deixar a peteca cair.

2º Desafio: por tempo. O professor estabelece um tempo mínimo para que os alunos realizem o máximo de toques possíveis. O desafio é superar o número de toques anterior. Ex.: 01 minuto para superar a marca de 10 toques, valendo apenas duas tentativas caso a peteca caia uma vez.

3. Na aula seguinte, o professor conversará com a turma sobre as dificuldades da aula anterior. Em seguida, convidará a turma para algumas modificações no jogo cooperativo com a Peteca de modo a que o mesmo fique competitivo. Logo depois deverá vivenciá-lo, mas sem dedicar todo o tempo da aula para esta atividade (máximo de 15 minutos). 

 Em seguida  visualizar um vídeo Peteca também é cultura.Fonte disponível em: 

 http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5063

Acesso em 10 de março de 2014

quinta-feira, 6 de março de 2014

Aniversário da Evânia na escola

26-02-2014
Essa alegria é contagiante

Receber o primeiro pedaço do bolo da Edvânia, foi o melhor presente

Edvânia é para nós um presente de Deus

N.E.O.Q.E.A.V.


" Crianças são como borboletas ao vento... algumas voam rápido... algumas voam pausadamente... mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda e cada uma é especial."