domingo, 10 de março de 2013

Reforço Escolar


(Assista ao vídeo)
                 
O ano letivo na rede pública de Córrego do Ouro deve terminar em 23 de dezembro, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. E com a proximidade das provas finais, quem está com notas baixas fica mais preocupado. Eu me lembro bem dessa época.
A facilidade para compreender a língua portuguesa, assimilar o conteúdo de ciências e o gosto pela educação física nunca foram suficientes para diminuir o pavor de reprovar. Como sempre estudei em escola pública, recorria à minha mãe e primas que estavam em séries mais adiantadas do que eu, para ter aulas de reforço. Deu certo.
Hoje as coisas são diferentes. Quem enfrenta dificuldades em determinadas disciplinas encontra o reforço dentro do próprio ambiente escolar. Desde 2009 o Reforço Escolar foi implantado na Escola Municipal Ana Morato, ideia que partiu da Coordenadora Pedagógica: Maria Aparecida de Jesus Simão, onde tive o privilégio de ser a primeira professora ministrar as aulas e estou voltando este ano de 2013, com o objetivo de evitar a reprovação/motivar os alunos na leitura e escrita.
Mas apenas a iniciativa de disponibilizar um professor não é suficiente. É preciso compreender o momento que estas crianças vivem quais as dificuldades e o melhor método de ensino para cada caso.
O ofício de ensinar é um dos mais importantes para um país. Para o educador que abraça esse trabalho, é fundamental ter consciência de que é preciso tratar o educando com respeito e carinho, deve temperar amor e disciplina, compreensão e firmeza, sem perder de vista a necessidade de analisar e acompanhar cada estudante individualmente.

Assim sendo escolhi essa reportagem, para enfatizar a importância do reforço escolar, que foi veiculada pela UPFTV - emissora universitária com foco educativo afiliada ao Futura. Sobre as questões envolvendo o reforço escolar. Qual o melhor método, período do ano e como os pais devem encarar a proposta da escola. Imagens: Charles Abreu Reportagem e edição: Gabriela da Cunha.

A minha proposta pedagógica baseia-se num princípio fundamental: “Ensinar, estimular, desenvolver, criar, construir e cuidar!” Em todos os segmentos trabalho de maneira contextualizada, pois é preciso ver sentido naquilo que se estuda.

Pedagoga: Elizangela Delfino Mendonça Martins

Lutar sempre vencer talvez desistir JAMAIS.

Esse era o meu cartão divulgando meu trabalho até 1996


Nenhum comentário:

Postar um comentário