segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Atividade Educativa:



A arte de viver
 Roque Schneide


            Guy de Maupassant, literato francês era um mestre do Conto. Perguntou-lhe, um dia, o segredo para fabricar uma história, um Conto de valor. A resposta veio pronta:
            -Deve ter um bom começo e um bom fim!
            -Mas, e no meio? O que se coloca entre este início e final?
            -No meio deve estar o artista – respondeu Maupassant.
            Não apenas os astros do cinema ou da televisão, não apenas aos hábeis manejadores da pena ou do pincel, todos quantos podemos e devemos ser os artistas da nossa vida.
            Uma das artes mais difíceis, sem dúvida, é a arte de viver. Arte que não se improvisa e que exige longo e árduo aprendizado. Morrem legiões, sem nunca terem aprendido seu a- bê- ce.
            Essa vida, pela qual somos os responsáveis, não nos é dada feita, prontinha como um programa de televisão, que podemos apreciar, sem muitos esforços pessoal, refestelados confortavelmente numa poltrona…
            Cada qual constrói e molda sua vida, com ou sem arte, dissipando-a ou valorizando-a. Podemos fazer dela uma obra-prima ou uma caricatura. 


Caricatura: imitação cômica e ridícula de uma pessoa ou coisa.
 Dissipar: esbanjar; não dar valor.
Improvisar: fazer alguma coisa sem a devida preparação.
Legião: grande número de pessoas; multidão.
Obra – prima: a melhor obra de um grande artista.


            Responda com atenção:

1- Por que podemos fazer de nossa vida uma obra – prima ou caricatura?

2-O que é preciso fazer para tornar nossa vida uma obra – prima?

3-Complete com as palavras: (formação, moralmente, conhecimento, caricatura, participar, cientista) e preencha com elas o texto que segue:
           
Toda arte exige esforço……………………………………. e paciência; principalmente a arte de viver, que é a mais importante das artes. Se você quiser ser um……………………….
Terá de estudar muitos anos. Ninguém se torna cientista de um ano para outro. Carlos Chagas, César Lattes e todos os nossos grandes cientistas começaram a aprender pela cartilha.
Da mesma maneira, ninguém se aperfeiçoa………………………………. de um dia para outro. Somos uma obra de arte, mas não somos perfeitos. Deus nos fez assim, para que pudéssemos……………………………….. de nossa própria criação. Para tanto, nos deu inteligência e vontade. E é nisso que está a nossa grandeza, a nossa superioridade sobre os seres irracionais.
Mas também é nisso que está o nosso grande perigo, pois podemos fazer de nós uma……………………………………de personalidade, em vez de uma obra- prima.
Neste texto, pretendemos ajudá-lo a se aperfeiçoar mais um pouco. Não esqueça, porém, que a parte principal depende de você. Você é o maior responsável pela sua própria………………………………………………………..



Nenhum comentário:

Postar um comentário