segunda-feira, 30 de março de 2015

Os que choram e os que vendem lenços

Recebi esse texto da Prof.ª Maria Ângela (SEBRAE) e quero compartilhar com vocês. Boa leitura e porque não dizer reflexão!

Os que choram e os que vendem lenços
Luiz Almeida Martins Filho

O Brasil de hoje, como disse o publicitário Nizan Guanaes, será dividido em dois tipos de empresários: Os que choram... e os que vendem lenços.

Fui convidado para discutir a crise do setor industrial numa cidade do interior de São Paulo. Um empresário foi me esperar no aeroporto. Tínhamos tempo e ele me convidou para visitar a sua empresa. Quando lá cheguei, vi uma indústria trabalhando em três turnos. As instalações da indústria ao lado haviam sido alugadas por esse empresário para aumentar sua produção. Ele estava exportando para a China, Rússia, Estados Unidos e Europa.
Não me contive e perguntei:
- Espere um pouco! Não viemos discutir aqui a "crise" do seu setor?
Ao que ele me respondeu:
- "Crise para os outros. A verdade é que nós estamos sabendo da globalização e do aumento da competitividade há quanto tempo? Por isso viemos nos preparando. Já há alguns anos fazemos programas de qualidade e produtividade e nos preparamos para este momento. E os outros? A verdade é que enquanto nós trabalhávamos 12 horas por dia em direção à modernidade, os outros empresários da cidade formavam comissões para falar com deputados, secretários e ministros pedindo proteção ao setor... Hoje estão todos quebrados. Não entenderam o tempo em que estamos vivendo."

Esta história tenho visto repetir-se em inúmeros setores empresariais em todo o Brasil.
Há os que choram e os que vendem lenços.

Agora não é hora de pedir proteção ao governo ou a quem quer que seja. É hora de mudar. É hora de acreditar que as mudanças no mundo e no Brasil vieram para ficar e vão ser a cada dia mais rápidas e radicais. Depois que estivermos falidos não adianta culparmos a globalização ou o "dumping social" da China, ou mesmo Deus pelo nosso fracasso.

Pense nisso. Mude enquanto é tempo. Mude enquanto há tempo. É preciso passar do plano do choro para o plano da ação.

Que tenhamos uma semana bastante produtiva, Sucesso a todos!

"O fraco não tenta; o covarde ou tímido desiste e somente os fortes, prevalecem!"


quinta-feira, 26 de março de 2015

Planejamento Organizacional

     A arte de planejar e se organizar são algo natural do ser humano. A nossa sociedade é regrada como um todo e procura ser organizada, por mais que possamos questionar a sua organização. O planejamento organizacional busca encontrar métodos de estabelecer a ordem dentro de uma companhia.

   O planejamento organizacional é um setor do planejamento estratégico empresarial. Quando uma empresa é dirigida de maneira caótica, é muito fácil perder o foco e não ter mais objetivos definidos. Desta maneira, as pessoas que formam esta companhia já não têm mais algo concreto para buscar no seu dia a dia profissional. Quando isso acontece, a empresa perde em produtividade e não consegue alcançar os seus objetivos.

      Muitas vezes o planejamento organizacional é conduzido por especialistas com técnicas complexas, que têm um fundo científico e bastante técnico. Estas técnicas nos trazem diversas ferramentas de análise que se mostram detalhadas, mas complicadas. Este tipo de situação, em alguns casos, somente atrapalha, pois não trás nada concreto para o planejamento organizacional da empresa.

    O objetivo de planejar a organização de uma empresa é buscar a eficiência, evitar o desperdício de tempo, recursos humanos, entre outras coisas. Por isso é importante que o planejamento organizacional seja algo simples, que todos dentro da empresa entendam e possam seguir, e não um método criado por um cientista de foguete.

     É importante termos uma organização e uma eficiência de processos dentro da companhia. Por mais que isso possa ser trabalhoso, trará benefícios para a empresa. Com um bom planejamento organizacional teremos uma empresa mais eficiente, com menos desperdício de recursos, e uma maior competitividade de mercado.


Fonte: http://adm.esobre.com/planejamento-organizacional <acesso em 25 de março 2015.

quarta-feira, 25 de março de 2015

DERRAMANDO PÉTALAS (Cora Maria)



Boa tarde meus amigos que acompanham meu trabalho. Como diz essa mensagem: Nunca deixem de espalhar pétalas. Sejamos flor, sejamos amor. Derramem pétalas.

sexta-feira, 20 de março de 2015

quinta-feira, 19 de março de 2015

O conceito da Administração e suas funções

Quando pensamos no conceito de administração, lembramos de atividades de planejamento, organização, direção e controle. As informações no âmbito organizacional são de extrema importância com vistas às diversidades de informações, é preciso estar atento para sua relevância.
O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle. Montana e Charnov em 2003 asseveraram que o ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros.
 A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscarem de obtenção de resultados, proporcionarem a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolverem atividades de planejamento, organização, direção e controle.
      O planejamento consiste em definir objetivos para traçar metas, assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Interpretam-se dados, analisam-se recursos. O planejamento ocorre com base em muito estudo, muita pesquisa, antes da implantação de qualquer coisa, ele pode durar meses ou até anos.
Organizar significa preparar processos a fim de obter os resultados planejados. Direção, neste procedimento decisões são necessárias, para que os objetivos relacionados no planejamento continuem alinhados. Controle, aqui é possível vislumbrar todo o processo de planejar, organizar e direcionar. Liderar e discernir se o resultado foi o almejado. Assim é possível recomeçar um novo ciclo com mais planejamento e suas etapas subsequentes.

“Não se limite a se preparar para o amanhã. Procure também descartar-se daquilo que já não faz mais sentido, que não é produtivo, que não contribui para os objetivos.” (Peter Drucker)

quarta-feira, 18 de março de 2015

Video 01 Introdução a Administração

ACRÓSTICO E GRAFOLOGIA


Acróstico - É um gênero de composição poética bem antiga, que consiste em formar palavras ou mesmo frases inteiras com as letras iniciais, intermediárias ou finais. O ato de recriar é uma importante ferramenta que nos permite expressar os nossos conhecimentos linguísticos, apoiados no vocabulário que já possuímos.

JESUS
ESPERA
SOLIDARIEDADE
UNIFICADA DE TODOS OS
SERES HUMANOS













GRAFOLOGIA: ESTUDO E ANÁLISE DA ESCRITA NA PSICOLOGIA HUMANA.

GRAPHOS (ESCRITA)... LOGOS (TRATADO): Arte de conhecer o caráter de uma pessoa pelo exame da escrita. ARISTÓTELES E DEMÉTRIO antecipou que a escritura revelava o caráter das pessoas. O sistema atual da grafologia foi produzido e compilado pelo Abade francês JUAN HIPÓLITO MICHÓN, que escreveu o 1º tratado 1.870, e no mesmo ano fundou em Paris, a Sociedade de Grafologia. Existem três correntes grafológicas na atualidade: MÍMICA, SIMBÓLICA, EMOCIONAL.

CORRENTE MÍMICA: O Abate Michón e os primeiros grafólogos se basearam na MÍMICA. CREPIEUX JAMIM, que depura e engrandece os ensinamentos de MICHONcom hábil critério científico, aperfeiçoa as leis e classifica os signos e as escrituras, divididas em 7 grupos na personalidade de gestos:

TAMANHO: implica na maneira de ver as coisas, de enfocar a vida, de considerar-se a se mesmo;
FORMA: se vem aspectos das condições pessoais; energia ou suavidade reserva ou expansão, bom ou mau gosto, sexualidade, etc.;
DIREÇÃO: retrata a linha de nossas conquistas pessoais, de nosso estado de ânimo e é em certo modo, o símbolo de nosso caminhar pela vida, em prol de nossos triunfos pessoais, sociais ou profissionais;
PRESSÃO: deixam ao descoberto muitos dos nossos problemas orgânicos, toxicomanias, força e vitalidade;
VELOCIDADE: indica a agilidade de compreensão, o grado na assimilação intelectual;
CONTINUIDADE: traduz de que forma a pessoa aborda os contatos com os demais seres, com as coisas e os acontecimentos, é dizer, a forma como realiza os intercâmbios com o mundo exterior;
ORDEM: a impressão do conjunto. O grau de claridade das idéias. A forma de organizar nosso tempo e as possíveis interferências nos contatos com os outros;
INCLINAÇÃO: é como um termômetro da comunicação dos sentimentos, que segundo a direção que siga em seu caminhar, demonstra que vamos a ate os demais, ou nos retraímos, coração e razão se dão cita em este grupo de gestos gráficos;
ASSINATURA: é a marca de fábrica de nossa personalidade, nosso distintivo pessoal, nosso emblema que nisso representa perante os demais e ante nós mesmos;
RUBRICA: esses traços caprichosos, que não segue nenhuma norma fixa, onde demonstramos nossas ambições, o resumo de que procuramos na vida.

CORRENTE SIMBÓLICA: O suíço MAX PULVER, é quem estabelece e uma forma mais exaustiva os símbolos que se refletem na escritura. Identifica as quatro zonas gráficas da escritura, papel ou qualquer gesto gráfico da seguinte forma:

• A PARTE SUPERIOR REPRESENTA O ESPIRITUAL.
• A PARTE INFERIOR O MATERIAL.
• A ESQUERDA O PASSADO.
• A DIREITA O FUTURO, ENTRE OUTROS SÍMBOLOS.

CORRENTE EMOCIONAL: Em linhas gerais, podemos dizer que a grafologia emocional penetra no subconsciente do indivíduo, e que este sistema se baseia nas modificações que se produzem no grafismo ou em determinadas palavras clave, por deformações devidas, as emoções produzidas no momento de escrever. O nome de uma pessoa que estimamos muito, não se escreve da mesma maneira que uma pessoa que nos aborrece. Através de um estudo grafológico, podemos conhecer aspetos de uma pessoa, que nem mesmo ela sabe. Podemos saber, por exemplo:
• SE REFLEXIONA ANTES DE DECIDIR OU É VACILANTE.
• SE É MENTALMENTE LENTA, MODERADA, RÁPIDA OU PRECIPITADA.
• SE É UMA PESSOA OBSERVADORA OU INGÊNUA.
• SE É ORDENADA OU DESORDENADA.
• SEM TEM PODER DE DECISÃO OU NÃO.
• COMO É SUA VITALIDADE FÍSICA.
• SE É IMPOSITIVA OU SUBMISSA
• COMO É SUA QUALIDADE DE TRABALHO. 
• SE É TÍMIDA.
• COMO É SEXUALMENTE.
• SE É ATIVA OU PREGUIÇOSA.
• SEU GRAU DE EXPANSÃO OU RESERVA.
• SE É SINCERA
• PODEMOS SABER SE É SENSÍVEL. 
APLICAÇÕES DA GRAFOLOGIA:
• INVESTIGAÇÃO DAS ESCRITURAS ANTIGAS: ESTUDO DE ESCRITURAS ANTIGAS
• EVOLUÇÃO DA PERSONALIDADE: ESTUDO DA EVOLUÇÃO DE UMA PESSOA ANALISANDO ESCRITOS DE DIFERENTES ÉPOCAS.
• GRAFOPATOLOGÍA: ESTUDO DE DOENÇAS ATRAVÉS DA ESCRITA.
• GRAFOTERAPIA: TRATAMENTO DAS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS.
• GRAFOLOGIA INFANTIL: ESTUDO DA PERSONALIDADE E EVOLUÇÃO EM CRIANÇAS.
• COMPAGINAÇÃO DE CARACTERES: ESTUDO DE COMPATIBILIDADE DE CARACTERES ENTRE DUAS PESSOAS
• SELEÇÃO DE PESSOAL: SELEÇÃO DE PESSOAS QUE CUMPRAM DETERMINADOS REQUISITOS.
• PERÍCIA CALIGRÁFICA: ESTUDOS DE DOCUMENTOS PARA OS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA.
• FALSIFICAÇÃO DE ASSINATURAS: COMPROVAÇÃO DE ASSINATURAS VERDADEIRAS OU FALSAS.

UM CASO PRÁTICO - IDENTIFIQUE SUA LETRA COM OS SEGUINTES.

RASGOS: (IMPORTANTE): o resultado final de uma análise grafológica se produz depois de ter estudado, detida e profissionalmente, mais de 100 rasgos psicográficos. Como uma pequena amostra do estudo da grafologia, propomos 5 rasgos significativos e simples, para que você possa determinar, como grafóloga/o iniciante. Logicamente, faltará a precisão e a profundidade de uma verdadeira análise, mas você poderá intuir o apaixonante mundo que se esconde na sua própria letra...

Disponível em: http://www.sdr.com.br/professores/sdr/Grafologia.htm <acesso em 18 de março 2015.


segunda-feira, 16 de março de 2015

Competências Pessoais


           É o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais aplicadas de forma integrada e convergente em uma determinada atividade. As competências pessoais, transforma pessoas em talentos e os talentos em pessoas dotadas de competências.

         E para que servem as competências? Elas criam valor para a empresa, para o cliente, para o fornecedor, para a própria pessoa, para a comunidade, sociedade e a nação.


       Não basta ter pessoas na empresa, é preciso contar com talentos humanos. Por esse motivo que as empresas fazem um enorme esforço para transformar pessoas em talentos, por uma multiplicidade de meios:

Ø  Organização do trabalho das pessoas para torná-lo mais agradável e com sentido psicológico;

Ø  Cultura organizacional envolvente e participativa para engajar os talentos;

Ø  Estilo de gestão democrático e que se baseia na liderança e no Coaching.

  Além de criar um ambiente de trabalho para privilegiar o aprendizado e as oportunidades de realização do que se aprendeu. Todos nós somos dotados por talentos, muitas pessoas aprendem naturalmente praticar os seus talentos, outras às vezes precisam de uma ajudinha para descobrir os seus talentos e como usá-los. No entanto, esqueça a ideia de que umas pessoas nascem com talentos e outras não. Todos os seres humanos têm dentro de si a capacidade de fazer tudo que desejar, às vezes é só uma questão de como praticar.

As pessoas quando passam a usar os seus talentos, elas realizam os seus trabalhos das seguintes formas:

Execução: Primorosa e excelente, o talento executa uma atividade, função ou processo com excelência. Isso é produto da competência pessoal. A competência pessoal é isso, saber fazer as coisas melhor do que ninguém. 

Solução de problemas: O talento consegue a convergência de conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar situações problemáticas que, sem isso, permaneceriam intocáveis ao longo do tempo e prejudicariam  seriamente a empresa.

Desenvolvimento: A competência pessoal permite gerar alternativas para desenvolver, mudar, melhorar, transferir, transformar produtos, serviços, métodos, processos, tecnologias, formatação de negócios etc.

Inovação:  A competência pessoal permite gerar alternativas criativas e engenhosas para novas ideias que significam inovação. A Inovação pode ser feita em produtos, serviços, métodos, processos, tecnologias, formatação de negócios etc., mas no sentido de criar coisas inteiramente novas e diferentes. 

Proatividade: Visão antecipatória quanto à situação ou ações futuras. A execução primorosa, a solução de problemas, o desenvolvimento e a inovação acontecem no momento presente, ao passo que a proatividade se estende ao futuro. 

          Apesar de intangíveis e invisíveis, as competências pessoais podem ser observadas nas situações de trabalho ou ainda em situações de teste, quando demonstram conhecimentos adquiridos sendo aplicados com assertividade por pessoas com certas características individuais.

   Algumas das competências pessoais mais frequentemente solicitadas pelas empresas são:

Aprender a aprender: Aprender continuamente, aumentar significativamente o conhecimento e adquirir habilidades;

Relacionamento Interpessoal: Significa facilidade de interagir com os outros, capacidade de trabalhar em equipe ou com pessoas;

Auto-motivação: Motivar significa estimular, despertar o interesse, a curiosidade, o entusiasmo.

Persistência: É constância e continuidade de esforços, perseverança na ação;

Comunicação: É o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens, capacidade de trocar ou discutir ideias, dialogar, conversar no sentido de obter entendimento com outros;

Foco: Na física é o ponto onde converge um feixe de luz ou ponto de convergência. É o centro onde não há espaço para dispersão. É a pontaria calibrada e focada em um alvo específico, o objetivo a alcançar;

Criatividade: Refere-se á imaginação, inventividade, engenhosidade e capacidade criadora;

Flexibilidade: Significa maleabilidade, capacidade para aprender e fazer várias coisas ou aplicações diferentes;

Espírito empreendedor: Significa tentar, ultrapassar desafios e dificuldades, realizar por conta própria, pôr em execução. Não é uma forma de fazer, mas antes uma forma de ser;

Antecipação: Significa anteceder, chegar antes, tomar a dianteira, saber visualizar as decorrências futuras de suas ações. É a capacidade proativa de mirar futuro, visualizar os recursos de ação e entender as suas consequências;

Garra:  Garra é a convicção de chegar a um determinado ponto, de lutar e enfrentar, forças de vontade e determinação;

Execução: Significa levar a efeito, efetivar, realizar, levar a cabo até o final. Tornar concretas as ideias e os planos.


Texto de: Lumara Diniz
Pesquisa: Livro, Administração: Teoria, Processo e Prática - Idalberto Chiavenato.
Imagem: Google.

Vamos ampliar as competências já citadas?





Aprender a interpretar a leitura deste tipo de comunicação é fundamental para compreender o comportamento das pessoas e, assim, poder utilizar estas informações de maneira inteligente nas relações interpessoais.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Aula super animada com a visita do supervisor José Humberto


Em nome no Cras Cdo, no meu e em nome dos meus alunos, quero agradecer imensamente a oportunidade por nos terem proporcionado este curso do SENAC e com a visita técnica do supervisor José Humberto.

Registro fotográfico desse momento ímpar que foi nos proporcionado. Obrigada a todos que contribuíram para a realização desse evento.

Lutar sempre vencer talvez desistir JAMAIS.

“Os nossos maiores protetores são os nossos méritos”
Luc de Clapiers Vauvenargues








quinta-feira, 12 de março de 2015

Como identificar suas Competências Pessoais


As competências pessoais dizem respeito aos traços da nossa personalidade resultantes do processo de desenvolvimento desde a infância. Estas aptidões centram-se na capacidade que possuímos ao nível da nossa autoconsciência (ex.: Auto-estima, e autoconsciência emocional); autogestão (ex.: capacidade de adaptação, iniciativa, otimismo); consciência social (ex.: empatia, assertividade); gestão das relações (ex.: espírito de equipe, liderança, influência).
As competências profissionais não são mais que a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, demonstradas através do nosso desempenho em situações profissionais, que deverão obviamente ir ao encontro da estratégia da organização.
Neste sentido, torna-se necessário fazer uma avaliação com o intuito de nos conhecermos melhor. Esta avaliação permite conhecer a nossa personalidade e aptidões, conhecimentos profissionais e os interesses e motivações, no que diz respeito às atividades, empresas e setores de atividade que nos interessam para trabalhar.

Passemos então à identificação das nossas competências pessoais.

Em primeiro lugar, é necessário fazer uma reflexão sobre as nossas qualidades pessoais e defeitos, pontos fortes e pontos menos fortes, numa perspectiva de competências que sejam ajustáveis às exigências do empregador no(s) ramo(s) que pretendemos trabalhar.
Convém que tenhamos em conta as nossas experiências e competências adquiridas no âmbito profissional, tempos livres, no seio familiar e social e que de certa forma podem ser elementos positivos e relevantes para serem aplicadas no âmbito profissional.
Será de grande ajuda pedir a pessoas que nos conheçam bem, quer a nível profissional quer no seio familiar, que descrevam as nossas características profissionais e de personalidade quer estas sejam positivas ou negativas. Com certeza iremos ter algumas surpresas em relação ao que será dito sobre nós. Esta análise será porventura proveitosa por duas razões: tomamos consciência de algumas virtudes desconhecidas e descobriremos alguns aspectos negativos sobre nós. Isto é importante porque dá-nos uma nova consciência sobre a nossa pessoa, e assim temos a oportunidade de trabalhar sobre esses aspectos.

Este teste será uma grande ajuda para o autoconhecimento (Adaptado de Cardoso, Adelino (2000). À conquista do emprego. Lidel-Edições técnicas). O seu preenchimento é muito simples e para tal basta fazer um círculo na opção que nos pareça mais adequada tendo por base as nossas experiências passadas e que se adéquam melhor à nossa personalidade.

        Poderá ordená-las num esquema idêntico a este: Apos o preenchimento deste teste, teremos com certeza uma visão mais clara sobre as nossas competências. Será interessante escolher as características mais fortes e as menos fortes. Sugiro que escolha no máximo 8 características fortes e 4 características menos fortes.


quarta-feira, 11 de março de 2015

VÍDEO PARA DISCUTIR EMPREENDEDORISMO


Veja o Vídeo abaixo: Kiwi é bastante interessante para trabalhar os requisitos para ser Empreendedor como: Criatividade, Liderança, Perseverança, Flexibilidade, Automotivação, Formação permanente, Organização, Senso crítico.

É preciso tomar algum cuidado, pois nesse vídeo o pássaro não mede consequências para realizar seu objetivo, tendo como princípio fundamental apenas chegar onde deseja. Não leva em consideração os riscos para tal. Discutir sobre esses riscos e maneiras de minimizá-los bem como estratégias concretas e reais para chegar ao resultado esperado, é fundamental”.



sexta-feira, 6 de março de 2015

O cidadão e o Exercício da Cidadania



Afinal, o que é ser cidadão?

Ser cidadão é ter direito à vida,à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.

Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila.


Como exercemos a cidadania?

Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.

Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.

Como ser um cidadão consciente?

terça-feira, 3 de março de 2015

Milionário e José Rico - "Estrada da Vida"(Terra nativa).



Que fatalidade, que Deus conforte o coração dos familiares e amigos. Os meus sinceros sentimentos.

O músico José "Rico" Alves dos Santos, voz principal da dupla Milionário e José Rico, morreu nesta terça-feira (3), aos 68 anos, no Hospital da Unimed de Americana, interior de São Paulo.  
A notícia da morte foi divulgada na página oficial dos artistas no Facebook. "É com muita dor no coração e profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso ídolo José Rico", diz o comunicado. O cantor de sucessos como "Estrada da Vida" foi internado pela manhã, em Americana (SP), com problemas no coração, rins e joelho, ainda segundo a nota. 
"Vamos rezar por este homem que tanta alegria nos deu. É impossível descrever nossa tristeza, estamos todos em estado de choque", conclui a nota.

domingo, 1 de março de 2015

Educação e Transformação


Que Deus nos dê forças para mudar as coisas que podem ser mudadas; serenidade para aceitar as coisas que não podem mudar; e sabedoria para perceber a diferença. Mas Deus nos dê, sobretudo, coragem para não desistir daquilo que pensamos estar certo...
Chester W Nimitz