terça-feira, 29 de abril de 2014

Psicopedagogo o que faz?




Quando alguém apresenta dificuldades para ler, escrever, se concentrar e/ou aprender, suas oportunidades de sucesso na escola e na vida são diminuídas. É comum que essas dificuldades sejam associadas a uma menor capacidade intelectual, porém o problema real pode ser algum Distúrbio de Aprendizagem.
O trabalho do psicopedagogo clínico terminará quando a criança, adolescente ou até mesmo adulto sozinho conseguir enfrentar os desafios que surgirem e quando a escola for um espaço agradável. Sabemos que o aprendizado é um processo continuo e é papel da escola ser MOTIVADORA deste processo.


sexta-feira, 18 de abril de 2014

Feliz aniversário: Isaac e Moisés

Aqui o AMOR é em dobro...

         
    Há momentos na vida em que desejamos muito uma coisa, mas que de repente temos mais do que aquilo que pedimos. Quando isso acontece com um filho, é ainda mais maravilhoso. 
          Se ter um filho é uma bênção eu fui duplamente abençoada, e todas as emoções são em dobro como: os primeiros passos, a primeira palavra, a preocupação com a primeira ida ao médico, ou o primeiro dia de escola. 
         Ser mãe de gêmeos é muito mais do que aquilo que pedimos, é uma felicidade sem medidas, agradeço a Deus pelo privilégio. 
         Obrigada pelos filhos maravilhosos que vocês são, feliz aniversário, amo vocês do fundo do meu coração.


N.E.O.Q.E.A.V.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Manhã Cultural: 1º “Feira Delícias e Culturas Regionais” do 5º ano “A”

Diversidade Física, Social e Cultural


Após tantos preparativos e trabalho de pesquisa nossa feira finalmente saiu do ensaio. Com o tema “Feira Delícias e Culturas Regionais” pretendemos apresentar as cinco regiões em que o Brasil está dividido, salientando que essa divisão visa facilitar o estudo e o conhecimento do país, sendo mais didática que cultural ou geográfica, proporcionando ao alunado uma melhor caracterização das peculiaridades de suas regiões.

Foram montados vários stands  na sala de aula para apresentar os diversos objetos, utensílios, trajes, comidas típicas e muito mais.

Nosso objetivo era estimular o pensamento crítico no aluno, caracterizando o espaço brasileiro e valorizando a importância de se conhecer a nossa realidade, para que respeite os diferentes grupos étnicos e culturais que constituem a nossa sociedade. Desenvolver por meio da exposição cultural dos estados a iniciativa, a responsabilidade e o conhecimento sobre os fatos e acontecimentos naturais, sociais, políticos, econômicos e culturais do Brasil.

Dividimos o Brasil em grupos:
Julylanna, Samantha e José Pedro ficaram com a região Sul
Hellen Wanessa, Eukelly e Amanda Ficaram com a região Norte
Igor, Jean Carlos e Karine ficaram com a região Nordeste
Hádria, Rafaela e Stefany ficaram com a região Centro-Oeste
Orlando Neto, Gabriel e Carlos Gabriel e Pedro Lucas ficaram com a região Sudeste todos sob a orientação da professora regente. 

Os alunos responsáveis para região Sul apresentaram uma dança típica: O pau-de-fitas que foi trazido pelos alemães que ancoraram na região sul. Além, do oferecimento de chimarrão, uvas, maçãs, morangos, chocolates, sucos e outras delícias dessa região que tanto encantou os alunos, com alimentos criativos dos sulistas. 

Já a região Norte nos encantou com seu cartaz e as delícias com peixe.

A região Nordeste tornou nossa festa mais gostosa com comidas, sucos, bolos e doces típicos da região. Houve representação do conteúdo estudado através de muita informação sobre economia, vegetação, clima, turismo e culturas típicas dos nordestinos. Além de um forrozinho que nos encantou. Um mapa dos domínios da região foi elaborado pelos alunos.

O Centro-Oeste foi muito bem representado pelas cordas do violão com o dinamizador: Gabriel Moreira Nogueira e pelo coral. Que linda apresentação! A História da Cidade de Goiás Velho foi muito bem representada em maquete.

Com o lema “Nós Somos o Sudeste” as atrações turísticas desta região foram (re) construídas em uma maquete, o pensamento e o esporte dos que constroem as grandes metrópoles do sudeste plainava no ar. Além do cheirinho de café, da broa, do pão de queijo, da pizza, do queijo e do doce de leite.


Enfim, um evento que tinha não somente o intuito de contribuir para o conhecimento e a informação, mas também para a conscientização de que somos todos co-responsáveis pela preservação e divulgação do nosso Brasil. Pais e responsáveis participando da Culminância do projeto


“Escrever uma educação
cada vez melhor” (lápis natura)

Parabéns pelo desempenho de seu grupo!

Oferecemos um doce tipico do Nordeste em agradecimento pela presença

Melhores momentos da “Feira Delícias e Culturas Regionais”



Região Nordeste


Mesa de acolhida: doce de leite e queijo fresco

Apreciação das stands


Região Sudeste 


Maquete da Região Sudeste 
Maquete da Região Sul

 Maquete da Região Centro-Oeste



Participação da Família, vereadores Murilo e Elyane e educadoras do turno matutino e vespertino



Região Centro-Oeste nos encantou com a música





Região Nordeste e o forrozinho animado


























Doce de leite preparado pela amiga Sirlene

Queijo da professora Elizeth

Delícias do Sudeste



Parabéns pelo desempenho de todos os gupos e em especial dos grupos vencedores: Região Nordeste e Região Centro-Oeste que tanto dedicaram ao trabalho.



O meu sincero agradecimento a todos que se empenharam para esse momento delicioso. Muito Obrigada!
“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”