terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O uso do Lápis de Cor


                Lápis de cor não são apenas para crianças. Nós os associamos a nossa infância na escola, mas isso não significa que não possam ser usados com grande efeito para desenhar. Eles são baratos e fáceis de usar, mas variam na consistência e nomes das cores.
                Uma das características dos lápis de cor é a grande variedade de formas de expressão artística que eles possibilitam. Por exemplo, você pode traçar linhas finas com a ponta, ou delinear grandes áreas de cor, como faria com pastel ou carvão. É aconselhável que você experimente lápis de diversos tipos: alguns são duros e secos; outros são macios e moles quando aplicados sobre o papel.
            Não esqueça: é sempre bom fazer testes em um pequeno pedaço de papel antes de pintar a arte final.

Os lápis de boa qualidade têm:

1- Boa aplicação, o que significa que, quando você aplica o lápis sobre o papel, o pigmento adere rapidamente a ele, de maneira uniforme e viva, sem atrito ou rangido.
2-  Ponta macia e grossa.
3- Pigmentos permanentes - as especificações do fabricante devem dizer-lhe o que esperar do produto.  
4-  Pigmentos com alta saturação e intensidade de cor.
5- Construção sólida - os bastões de madeira devem ser retos e a mina deve estar inserida firmemente e bem no centro.
6-  Existem várias formas de se usar o lápis de cor e cada uma delas vai depender do efeito desejado no desenho.

           Utilizando o lápis de cor de maneira adequada você pode conseguir diferentes efeitos. Segure o lápis de cor com suavidade e firmeza. Deixe sua não dar impulso ao movimento.

Exemplos:

Sombreamento: Utilizando o lápis lateralmente e com a ponta bem afiada podemos conseguir o efeito de sombreamento, que produz não só uma cobertura maior da área, mas também um efeito de sombra com maiores intensidade da cor num extremo e menor no extremo oposto. Você pode utilizar também o lápis preto, de preferência B, para conseguir um bom efeito de sombra.

 Hachura: refere-se às linhas realizadas de forma rápida, regulares com diferentes espaçamentos. Sempre deixando um pouco de espaço branco do papel visível.
 Hachura cruzada: trata-se de linhas tracejadas sobreposta em diferentes direções. Esta pode ser feita com cores diferentes, em várias camadas, para criar um efeito de textura.
Tracejados circulares: através da sobreposição de pequenos círculos rapidamente desenhados, obtemos esse efeito. Pode ser utilizada uma ou várias cores de forma suave produzindo um efeito homogêneo, ou com riscos vigorosos, produzindo um efeito de textura.

Esfumado: Para obter o efeito de esfumaçado, utilize o pó que sai da ponta do lápis quando está sendo apontado. Espalhe o pó suavemente com o dedo, algodão ou cotonete.

 Postado por 02/03/2011


Essa cadeira foi um presente da minha prima querida Daniella Mendonça Freitas


Para você aprender mais como pintar com lápis de cores visite a página: Pintura a lápis de cor