terça-feira, 3 de setembro de 2013

Disciplina Optativa - Tema: Notícia

O que devemos incentivar: o HÁBITO ou o GOSTO pela leitura?!

Particularmente, não gosto da palavra Hábito de leitura, não posso associar o gosto pela leitura como um hábito. Afinal de contas, possuímos o hábito de tomar banho, de escovar os dentes, de comer, práticas essas que não coincidem com o prazer de ler um livro, por exemplo. Assim nas minhas aulas de Disciplina Optativa que trabalho esse tema sempre dissemino  essa ideia. 
Mas e vocês?O que acham desse termo?
O ofício de ensinar é um dos mais importantes para um país. Para o educador que abraça esse trabalho, é fundamental ter consciência de que é preciso tratar o educando com respeito e carinho, deve temperar amor e disciplina, compreensão e firmeza, sem perder de vista a necessidade de analisar e acompanhar cada estudante individualmente.
Assim sendo escolhi o tema Notícias, para enfatizar a importância da leitura, que foi veiculada pela Escola Municipal Ana Morato e com parceria de amigas da Educação. Sobre as questões envolvendo o meio ambiente, Cavalgada Ecológica de Córrego do Ouro, transporte escolar, e outras, este tema foi realizado nas turmas do: 3º ano C, 4º ano C, 5º ano B e Reforço Escolar, com premiações para os melhores trabalhos.
Pedagoga/Psicopedagoga responsável: Elizangela Delfino Mendonça Martins
Lutar sempre vencer talvez desistir JAMAIS.
“O Melhor Ensino é o bom Exemplo”.

E com enorme alegria que felicito os alunos participantes e as respectivas colaboradoras que tão bem os motivaram para o prazer da leitura. 






Técnica do PONTILHISMO

Tema: Trabalhando com a técnica do pontilhismo

Público alvo: Alunos do 4º “C” e 5º “B”

Número de aulas: 6 aulas de 50 minutos

Disciplina: Arte

Objetivo: Justapor as cores (não mistura-las) colocando os pontos de cores bem próximas, deixando que o olho humano reconheça a forma.

Etapas:

1º aula e 2º aula: Apresentar o conceito de pontilhismo aos alunos e registro no caderno. Desenvolver com os alunos atividades usando a técnica do pontilhismo no caderno de desenho e em outro momento no papel ofício.

3º aula: Pesquisa na internet (Google) de imagens produzidas com as técnicas do pontilhismo (LIE).

4º aula: Atividade Avaliativa com o tema: Cavalgada Ecológica 2013

5° e 6º aula: Exposição oral (socialização dos desenhos) com o tema trabalhado (será avaliado)

Registro no caderno:

O pontilhismo surgiu na França em meados da década de 1880 e é uma técnica de pintura que baseia-se na colocação de pontos coloridos muito próximos uns dos outros o que, à distância, provoca uma mistura ótica. Esta técnica de pintura caracteriza-se por “construir” o desenho com camadas sucessivas de pontos de cor até a saturação total da tela.
O artista que mais se dedicou a esta técnica e ao seu desenvolvimento foi George Seurat, pintor impressionista.
No Brasil, diversos artistas entre 1889 e 1930, empregaram o pontilhismo. Destacam-se, nesse sentido, Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland e Artur Timóteo da Costa, entre outros.
Em resumo, o pontilhismo consiste em pintar o que é observado aplicando pequenos pontos de cor muito próximos.

Agora utilize a técnica do pontilhismo para criar seu trabalho. O tema é livre solte sua imaginação. (no caderno de desenho)

Melhores trabalhos realizados:


A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”.
 (Mahatma Gandhi)